CEJ-SV, LAJUV-SV e PNV mudam para novas instalações

|

O Centro de Juventude de São Vicente, a Liga De Associações Juvenis de São Vicente e a Agencia Local do Programa Nacional do Voluntário irão passar a ter novas instalações a partir do dia 22 de Junho de 2010, cita na Cidade do Mindelo (Rua Angola- “Casa do Presidente”).

A abertura será realizada as 17h30 do mesmo dia e contará com a presença da Senhora Ministra da Juventude. Seguidamente será realizada uma conversa aberta com os jovens e lideres das Associações juvenis de São Vicente no Auditório do IESIG.

Com novas instalações a promessa é na continuação do projecto juvenil que o CEJ-SV e a LAJUV-SV têm desenvolvido com as associações da ilha.

Támbém, parabenizamos os voluntários do Mindelo que tornaram isso possível

Um Obrigado a todos


LAJUV-SV e CEJ-SV promovem marcha em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue e lançam o “Clube 25” de São Vicente

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente e o Centro de Juventude de São Vicente em parceria com o Banco de Sangue desta ilha, promoveram nesta 2ª feira, 14 de Julho – Dia Mundial do Doador de Sangue, uma marcha pelas ruas da cidade do Mindelo, em comemoração a esse dia.

A Marcha teve como objectivo demonstrar a importância que a doação voluntária de sangue tem para a sociedade.

Neste mesmo dia, houve o lançamento do “Clube 25” de São Vicente no auditório do Hospital Baptista de Sousa.

Essa iniciativa foi apadrinhada pela Mamy Estrela (do Alelier-Mar) e por Manuel Fortes (do CEJ-SV).


Os Padrinhos

A estratégia denominada “Clube 25”, contempla a formação de clubes doadores de sangue, onde os jovens entre 18 e 25 anos assumem o compromisso de realizar pelo menos duas doações por ano. Aos jovens membros deste clube, cabem-lhes educar, motivar e recrutar outros a tornarem-se doadores voluntários, promovendo estilos de vida saudáveis, prevenindo a contaminação pelo HIV/Sida e de uma forma geral, zelar para uma juventude mais responsável.

"Apresentação oficial do 1º Clube 25 de Cabo Verde"

|

Em comemoração ao “Dia Mundial do Dador de Sangue”, a Liga das Associações Juvenis de São Vicente e o Centro de Juventude de São Vicente, criaram o primeiro “Clube 25” de Cabo Verde.

O conceito ‘Clube 25’ foi desenvolvido em 1989 no Zimbabué, tendo sido implementado com sucesso em África e em outros países do mundo. Diferentes países têm adoptado o modelo do Zimbabué, mas com modificações diferentes para as suas necessidades locais.

A estratégia denominada “Clube 25” contempla a formação de clubes de doadores de sangue, onde os jovens entre 18 e 25 anos assumem o compromisso de realizar pelo menos duas doações por ano.

Em Cabo Verde, o projecto Clube 25 é abraçado, pela primeira vez, pelos jovens voluntários de São Vicente provenientes da Liga das Associações Juvenis (LAJUV-SV) e dos voluntários do Centro de Juventude (CEJ/SV), adaptado e direccionado para as necessidades locais, e é denominado de “CLUBE 25 SÃO VICENTE”.

A apresentação oficial do Clube será no centro de enfermagem de São Vicente, às 11Horas, logo após a Marcha de sensibilização para com a doação de sangue, este ano com o lema “Sangue Novo Para o Mundo”. A marcha contará ainda com o grupo de batucada Mik Lima.

Campanha de limpeza na Baía das Gatas

|

A Liga das Associações Juvenis de S. Vicente (LAJUV-SV), o Centro de Juventude de São Vicente (CEJ-V) e a Direcção Geral do Ambiente em São Vicente (DGA), realizaram no Sábado 5 de Junho uma Campanha de Limpeza da Praia de Baía das Gatas. Essa actividade foi desenvolvida no âmbito da comemoração do dia internacional do ambiente (5 de Junho) Sobre o Lema “Biodiversidade é a nossa Vida”, enquadrado no ano considerada de excelência para a protecção ambiental.

A actividade teve início as 9:00h da manhã e termino as 13:00h da tarde. O grupo de trabalho foi subdividido em 3 subgrupos em que uma iniciou na praia privada sentido trampolim, outra no meio da praia da baía no sentido trampolim e o terceiro iniciou na parte do trampolim/palco sentido praia privada.

As acções de recolha dos resíduos foram auxiliadas por dois camiões da Câmara Municipal de São Vicente que seguidamente foram transportados para a Lixeira municipal da Cidade.

Por fim, deixa uma mensagem positiva de boas acções para com o meio ambiente e que, se quiser divertir na praia e não quiser limpar, pelo menos tenta não sujar.

"UM DIA A CORES"

|

No âmbito da comemoração do dia Mundial das Crianças (1 de Junho de 2010), a Associação Juvenil Unidos para o Desenvolvimento (AJUD) realizou uma serie de actividades, na Academia Jotamont, em Monte Sossego, pelas 14h30, em parceria com a Liga das Associações Juvenis de São Vicente e com o Conselho Municipal da Juventude.
Esta actividade foi realizada com o intuito de promover as crianças de Monte Sossego um dia diferente daquela que costumam ter no seu dia-a-dia, com muita música, danças, teatro, desfile, magia e poemas, transformando este dia de muita magia, cores e também com o objectivo de angariação de donativos para as crianças carenciadas da zona de Monte Sossego.
Na música, nos poemas transmitiram mensagens de crianças para crianças, sendo estes os presentes e futuros da nossa sociedade. Os desfiles eram formados por crianças e alguns elementos de AJUD, onde deixaram transparecer a nossa cultura nos trajes apresentados.

Para dar mais euforia ao dia, houve apresentação de dois mágicos que fizeram magia para as crianças. Na dança imprescindível presença do Salatiel o “Michael jackson”, que vibrou a criançada da plateia.

Finalizou-se a actividade com uma peça de teatro intitulado “Abandono Escolar” sendo esta uma das preocupações que aborda a nossa sociedade, deixando transparecer para as nossas crianças que a escola é um meio importante para o desenvolvimento pessoal como social.

Foi um dia de uma agradável convivência, especialmente para crianças recheado de muita alegria, magia e cores.

Mega actividade desportiva - Lazareto 2010

|

A Liga das Associações Juvenis de S. Vicente (LAJUV-SV) e o Centro de Juventude de São Vicente (CEJ-V), realizaram no domingo 23 de Maio das 9h ás 19h, uma “Mega Actividade Desportiva” em Lazareto entre os diferentes grupos associativos juvenis de S. Vicente, em parceira com a Associação Jovens Unidos de Lazareto (AJUL) e a Direcção Geral dos Desportos (DGP).

A referida actividade enquadra-se nos planos de actividades de combate a violência/delinquência juvenil da LAJUV-SV e do CEJ-SV e teve como objectivo, desenvolver o desporto juvenil bem como promover a paz entre os jovens e sociedade.

Foi realizada uma caminhada até o Lazareto, junto da associação juvenil local, onde contou-se com a participação de cerca de 170 jovens entre eles as associações da LAJUV-SV: Associação Jovens Unidos do Lazareto - AJUL; Associação de Voluntários Ajudar o Próximo - AVAP; Associação Jovens Unidos de Ribeirinha – AJUR; Associação Juvenil para o Desenvolvimento – AJUD, os voluntários do CEJ-SV e a população local que aderiram a actividade.
A actividade teve início com os torneios de andebol feminino e futsal masculino, seguidamente com os torneios de andebol masculino e futsal feminino, com pausa para o almoço, paralelamente decorria os torneios de basquete masculino, voley feminino e atletismo feminino e masculino, seguido de concursos de dança e por fim o acto de entrega dos troféus.

O evento decorreu com normalidade, ambas instituições realizadoras da actividade comprometeram-se em repetir para o ano que vem. Sendo uma actividade de grande envergadura, congratula-se a organização pelo óptimo desempenho em prole da paz e do associativismo juvenil.


QUADRO DE CALSSIFICAÇÃO FINAL

Quadro dos Vencedores

Fubolim

Andebol

Atletismo

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

1º AJUD

1º AJUR

1º AJUL

1º AJUL

1º AJUL

1º AJUL

2º CEJ-SV

2º AJUL

2ª AJUR

2º AJUR

2ª AJUL

2º CEJ-SV

3º AVAP

3º CEJ-SV

Voleibol Feminino

Basquetebol Masculino

CEJ-SV – Centro de Juventude de São Vicente.

LAJUV-SV – Liga das Associações juvenis de São Vicente.

AJUL - Associação Jovens Unidos do Lazareto.

AVAP - Associação de Voluntários Ajudar o Próximo.

AJUR - Associação Jovens Unidos de Ribeirinha.

AJUD - Associação Juvenil para o Desenvolvimento.

1º CEJ-SV

1º CEJ-SV

2º AJUD

2º AJUL

Campanha de doação de Sangue

|

A Liga de Associações juvenis de São Vicente, conjuntamente com o Centro de Juventude de São Vicente (CEJ), promoveram no dia 20 de Maio uma campanha de doação de Sangue no Banco de Sangue da mesma ilha. Nesta actividade houve a participação em massa de estudantes, voluntários de diversas associações e pessoas singulares que de livremente aderiram a essa iniciativa.

Essa doação vem de encontro aos intensos esforços de sensibilização que a LAJUV-SV e o CEJ-SV tem vindo a promover perante as associações de jovens da ilha. Prospectando a continuidade da actividade, a LAJUV-SV e o CEJ-SV pretende ainda criar na ilha um clube de jovens doadores regulares que possam garantir uma dádiva segura de sangue.

O Sangue é o único remédio que não se consegue comprar. Doe!

"TENDA DE SAÚDE"

|

O Movimento de Acção dos Jovens (MAJ-SV) e a Associação Juvenil Unida para o Desenvolvimento (AJUD), realizaram no passado dia 29 de Maio, uma “Tenda de Saúde” na zona de Alto Bomba – Monte Sossego.

No decorrer das actividades foram prestados serviços Planeamento Familiar; Medição deTensão; Aconselhamento; Disponibilização e Demonstração do uso correcto de Preservativos e Sensibilização, contou ainda com o apoio de técnicos de saúde e jovens educadores de pares contando também com o apoio logístico da LAJUV-SV.

A iniciativa teve um grande envolvimento da população local de realçar a grande participação dos jovens e idosos. Eram por volta das 18H:30 quando terminou a “Tenda de Saúde”.

O objectivo principal dessa acção foi levar os serviços de saúde que a VERDEFAM tem prestado a população de São Vicente para zonas mais problemáticas no que refere ao planeamento familiar: Saúde Sexual e Reprodutiva, Métodos Contraceptivos, Infecções Sexualmente Transmissíveis, …, em como prestar um serviço directo e de qualidade a comunidade.


Palestra – Doação Voluntaria de Sangue

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com o Centro da Juventude de São Vicente promoveram uma palestra sobre a doação voluntaria do sangue, no dia 13 de Maio, 5ª feira no CEJ-SV.

Esta palestra foi proferida pela Dr. Conceição, Directora do Banco de Sangue do Mindelo, com o objectivo de sensibilizar os voluntários de São Vicente, sobre a importância da dádiva voluntária do sangue.

Esta palestra foi desenvolvida com o apoio da visualização de um vídeo que durante 10 minutos, tratou de temas como: constituição do sangue, diferentes grupos sanguíneos, a compatibilidades dos mesmos grupos, quem pode ser doador, a forma como se trata e se conserva o sangue recolhido, os meios utilizados, os tipos de doenças analisadas com o sangue recolhido, e a confidencialidade do resultado dos testes. Esta foi seguida de exposição de dúvidas e partilha de ideias.

 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br