Voluntários pintaram os caixotes de lixo da praia da Laginha

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Juventude de São Vicente, realizaram no passado fim-de-semana, uma actividade de âmbito ambiental visando a remodelação (pintura) dos caixotes de lixo existentes na praia da Laginha. Com o intuito de dar uma nova vida aos mesmos e promover o voluntariado para com o ambiente.
Cada vez faz parte integrante das preocupações quotidianas do Ser Humano a preservação do seu meio ambiente buscando sempre soluções para que o mesmo se mantenha de boa qualidade quer para si, quer para os seus vindouros. Só uma sensibilização, promoção e educação ambiental constituem verdadeiros estímulos potencializados de se alcançar algum sucesso na construção de um ambiente sustentável no presente e no futuro próximo ou longínquo.
A pintura contou com a participação de 25 voluntários e membros de associações, onde estes entregaram-se plenamente nesta causa.
Esta actividade está envolvida dentro do Projecto “Mente Sã em Corpo São Vicente”.

A LAJUV-SV realizou formação "Animadores de Grupos"

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com o Centro de Juventude de São Vicente e com a Cooperativa ECOS (Portugal), realizaram uma formação sobre “Animação de Grupos”, durante os dias 25 a 27 de Maio, direccionada aos jovens dirigentes de Associações/grupos juvenis.
Esta formação teve como objectivo proporcionar a aquisição de competências básicas indispensáveis ao exercício de funções der animação de grupos e reconhecer a importância da educação não formal como abordagem educativa no âmbito da animação.
Seis dos formandos inscritos neste encontro, irão ter a oportunidade de participar numa outra formação que irá decorrer na Galiza (Espanha), sobre a temática “Animadores de Tempos Livres”, de 14 de Junho a 15 de Agosto.
Foram entregue os certificados no dia 28 de Maio aos formandos. Os certificados foram entregues pelo Coordenador do Centro de Juventude de São Vicente, pela Vice-Presidente da Lajuv-sv, pela Psicóloga do Cej-sv e pela representante da Cooperativa (ECOS).

Verdefam realizou Feira de Saúde no Liceu José Augusto Pinto

|




Em comemoração ao XIII aniversário do Liceu José Augusto Pinto, foi realizada uma feira de saúde, na Ludoteca do liceu, parceria da Verdefam e do referido Liceu. Como forma de responder as problemáticas que afectam a comunidade estudantil e não só, foi realizado, três palestras, uma peça de teatro apresentado pelos jovens do MAJ, promovendo o preservativo feminino e uma demonstração do uso correcto do preservativo masculino, nos dias 12 e 13 de Maio, reforçando assim as estratégias de prevenção dessas problemáticas nessa camada.

Os temas abordados foram: no dia 12 às 10 horas “As Infecções Sexualmente Transmissíveis Uma Visão Preventiva”, no período de tarde a “Gravidez Precoce/ Planeamento Familiar” e no último dia o “Câncer de Mama, Colo do útero e Ovário, também numa visão preventiva”. As palestras tiveram uma boa adesão dos estudantes, um total de 176 participantes, destes 66 são do sexo masculino e 110 do sexo feminino, da faixa etária dos 12 aos 20 anos.

Por isso, acredita-se que os objectivos foram alcançados e mais uma vez a Verdefam e os jovens do MAJ, desenvolveram mais uma acção de prevenção dos males que afectam a camada juvenil, temos mais jovens informados que poderá reproduzir na mudança de comportamentos dos mesmos.

MAJ-SV e a Verdefam realizaram Feira de Saúde

|

No passado dia oito de Maio de dois mil e onze, MAJ-SV e a Verdefam realizaram Feira de Saúde, na comunidade Bairro em Monte Sossego, pelas quinze horas, que tinha como finalidade promover a saúde sexual dos jovens, educar \ sensibilizar os jovens, homens e mulheres e a comunidade em si, a terem comportamentos responsáveis e saudáveis, disponibilizar desdobráveis e preservativos femininos e masculinos.

Iniciou se a actividade, abordando os conceitos do MAJ, Verdefam e do Posto Móvel, os serviços prestados por cada um, as actividades que têm desenvolvido junto das comunidades. De seguida, apresentou se uma peça de teatro por dois jovens do MAJ, promovendo o preservativo feminino, quanto as suas vantagens em relação ao masculino e demonstrações do uso correcto dos respectivos preservativos.
A feira de saúde teve uma aderência positiva, acreditamos que o nosso objectivo foi alcançado e conseguimos com certeza formar nessa comunidade educadores de pares capazes de divulgar as informações disponibilizadas por nós e pela animadora social.

A LAJUU-SV realizará Marcha Nocturna Pela Paz

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com o Centro de Juventude de São Vicente e com o Grupo Jovens da Paz, pretendem realizar uma Marcha Nocturna Pela Paz, no dia 31 de Maio, pelas ruas do Mindelo, às 19 horas, concentração Praça Nova.


Essa actividade enquadra no plano de actividades desses três organismos, com o objectivo de cultivar uma cultura pela paz na sociedade Mindelense. Sugerimos uma marcha nocturna, uma vez que, actualmente a sociedade Mindelense, encontra-se um pouco reservada em sair a noite devido a violência, essa marcha vem chamar a atenção aos mindelenses, que não devemos nos acomodar perante essa situação, mas sim unir esforços e lutar pela paz nocturna na nossa sociedade.






A LAJUV-SV participou na 5ª Assembleia do Conselho Municipal da Juventude

|

A Câmara Municipal de São Vicente realizou no passado dia 30 de Abril de 2011 a 5ª assembleia do Conselho Municipal da Juventude pelas 15:00h na Academia de Musica Jota Monte, cujo tema era “Em cada Jovem uma oportunidade para mudar a sociedade”.

A abertura contou com a presença do Variador da Juventude e Formação Profissional Sr. Manuel Januário da Luz, com o Presidente Substituto da Câmara Municipal de São Vicente Sr. Augusto Neves e também com o Vice-presidente do Conselho Municipal Sr. César Fortes.

Houve aderência das Associações Juvenis onde estes expuseram as suas dificuldades vividas como também propostas para o plano de actividades de 2011 para o Conselho Municipal.

PNV realizou uma "Tarde Cultural" na Academia de Múcisa Jota Monte

|

Em comemoração ao dia de Acção Global do Voluntariado Jovem. O Programa Nacional de Voluntariado (PNV) promoveu uma "Tarde Cultural" sob o lema: “Juventude em Acção contra a Fome e a Extrema Pobreza” enquadrada no 1º objectivo do Milénio, realizado no dia 30 de Abril pelas 17:00h na Academia de Musica Jota Monte em São Vicente.

A actividade iniciou com declamações de poesia pelos jovens voluntários do CEJ-SV.

Houve também dança, música e teatro.


Para que o objectivo do Milénio fosse alcançado a entrada na actividade requeria 1kg de género alimentício não perecível.

A LAJUV-SV realizará projecto "Mente Sã em Corpo São vicente"

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com o Centro de Juventude de São Vicente e o Instituto de Viana do Castelo realizarão o projecto: “Mente Sã em Corpo São Vicente”, com o objectivo de destacar a importância do activismo pro-ambiente tornando São Vicente ainda mais aprazível, limpo, bonito e saudável, como também estimular boas práticas ambientais e desportivas.

O projecto terá duração de três meses (Maio, Junho e Julho) e será executado em Mindelo, São Vicente.

O projecto resume-se em actividades educativas, culturais e desportivas focalizando a responsabilidade dos jovens para com o ambiente. As actividades irão decorrer na orla costeira da praia da Laginha e Lazareto, Avenida Marginal e auditórios de algumas instituições.

A LAJUV-SV promoveu Intercâmbio para Santo Antão

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente – LAJUV-SV, promoveu no passado dia 22 a 24 de Abril um intercâmbio entre os jovens da Ribeirinha (Grupo de dança As Badaladas) e Monte Sossego (AJUD) com os jovens de Chã de Pedra – Santo Antão.
O Intercâmbio teve como objectivo promover a troca de experiencia entre os mesmos apostando numa Cultura de Paz.
Foi realizada varias actividades como caminhadas, dança, musica, passagem de modelo, teatro, entre outros.

Apresentação pública da página pessoal da Rede de Animadores Sociais Solidário (RASSOL)

|


A Liga das Associações Juvenis de São Vicente realizou no passado mês de Abril a apresentação pública da página pessoal da Rede de Animadores Sociais Solidário (RASSOL) que congrega Associações das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Enquadrado nesta apresentação foi feita uma capacitação dos dirigentes das Organizações Comunitárias de Base (OCB’s) que fazem parte da Rede com a intenção de torna-los parceiros na elaboração e publicação das suas actividades na página pessoal da RASSOL.
Esta apresentação e capacitação decorrereu no Centro de Juventude de São Vicente, em Mindelo, no Centro de Juventude do Porto Novo em Santo Antão e na Associação Comunitária 14+, com uma carga horária de 10h em cada Conselho. Durante os dias 07 e 08 de Abril, no horário das 8:30 às 13:00 horas.








A LAJUV-SV Participou num Workshop realizada pela ATELIER MAR

|

Nos dias 15 e 16 de Abril de 2011, a Liga das Associações Juvenis de São Vicente, participou no workshop enquadrado no Projecto “ Promoção do Empreendedorismo Juvenil: uma parceria Estado – Sociedade Civil “ realizada pelo ATELIER MAR com a parceria do ISU, UNIÃO EUROPEIA, IPAD.
Este projecto visa promover a criação de estratégias para o aumento da empregabilidade e Empreendedorismo juvenil, para o desenvolvimento local e redução da pobreza e reforçar as competências técnicas de intervenção no terreno bem como capacitar as associações a nível da gestão associativa e da elaboração de projectos sociais.

Este projecto engloba um conjunto de WORKSHOP, dividida em 6 sessões que decorrerão nos fins-de-semana, do mês de Maio de 2011.

“Oficina de Capacitação para Criação do Blogue Boletim Informativo da RASSOL”

|



A Liga das Associações Juvenis de São Vicente (LAJUV-SV), associação membro da RASSOL (Rede de Animação Social Solidária) irá realizar o projecto:“Oficina de Capacitação para a Criação do Blogue Boletim Informativo da RASSOL”, com o objectivo de formar e capacitar as ONG’s membro, de ferramentas e técnicas que lhes permitam divulgar as suas acções bem como contribuir para a plena integração/acesso das mesmas as novas tecnologias de informação.



Este projecto será executado em Mindelo – São Vicente, Porto Novo e Ribeira Grande – Santo Antão.







 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br