Artesanato, uma oportunidade de emprego para os jovens

|

Durante os dias 10, 11, 12 e 13 de Fevereiro, o Centro de Artesanato do Mindelo acolheu uma exposição de Reciclagem feito pelo jovem Valdemir Pina mais conhecido por Cubano, residente na zona de Ribeira Bote.


Segundo o Cubano a elaboração deste trabalho é uma forma de contribuir para o meio ambiente e também de ajudar os jovens a serem mais empreendedores.


A confecção destes materiais durou cerca de um ano e ele sente muito orgulho em ver o seu trabalho a ser valorizado.

O Clube 25 de São Vicente promoveu Palestra e Doação de Sangue

|

O Clube 25 de São Vicente em parceria com a Liga das Associações Juvenis de São Vicente e o Banco de Sangue de São Vicente, realizaram no passado dia 25 de Janeiro uma palestra na Biblioteca Municipal, pelas 15h com o objectivo de divulgar a mesma e sensibilizar os jovens a doar sangue de uma forma responsável e voluntária.

Este contou com a presença dos membros e colaboradores do clube 25, de algumas instituições que trabalham com voluntariado e da Dr. Conceição (responsável pelo Banco de Sangue de S.V), que entre os outros assuntos esclareceu também algumas dúvidas dos participantes e partilhou informações importantes sobre a dádiva de sangue.


A palestra foi sucedida, no dia 27, por uma doação de sangue, feita no Banco de Sangue.

LAJUV-SV continua com o Projecto de Reactivação das Ligas Juvenis

|

A Liga das Associações Juvenis de São Vicente em parceria com a Direcção Geral da Juventude e a Liga das Associações Juvenis da Praia promoveram um Encontro com Líderes Juvenis nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau nos Conselhos de Paúl e Tarrafal, no passado mês de Janeiro.


Estes encontros enquadraram-se no Projecto de Reactivação e Criação das Ligas Juvenis e teve como objectivo promover e dinamizar o associativismo juvenil nestas ilhas, bem como a reactivação da Liga Juvenil desestruturadas, criação de Ligas Juvenis nos conselhos onde não existe e também desenvolver o espírito de liderança e voluntariado nos líderes juvenis.


O encontro contou com a presença dos líderes juvenis das diferentes ilhas.

LAJUV-SV promoveu Oficina de Capacitação Intitulada FIB (Felicidade Interna Bruta)

|

A Liga das associações Juvenis de São Vicente em parceria com a Cooperativa Brasil, desenvolveu uma Oficina de Capacitação dirigida para educadores e técnicos das Organizações/Instituições da Sociedade Civil que trabalham com e para adolescentes/jovens., intitulada intitulada FIB (Felicidade Interna Bruta) – Uma nova métrica para se avaliar Progressos, esta decorreu nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro com uma carga horária de 3H por dia (9h às 12h), na Biblioteca Municipal de São Vicente.


FIB é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objectivo primordial o crescimento econômico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento psicológico, emocional, espiritual, social e o desenvolvimento material são simultâneos, assim complementando-se e reforçando mutuamente.


Esta oficina tem como Objectivos, Rever as reais necessidades e exigências da nossa sociedade actual, bem como Apresentar a proposta do FIB – FELICIDADE INTERNA BRUTA como uma alternativa para se avaliar o progresso e o desenvolvimento de uma nação, grupo ou equipe de trabalho.


A Oficina foi ministrada pela Psicóloga Clinica e Professora no Curso de Pós Graduação em JOGOS COOPERATIVOS na UNIMONTE – Florianópolis – Brasil, Gisela Sartori Franco.

Liga das Associações Juvenis de São Vicente e a ONG Coopera Brazil, promovem oficinas de Convivência Cooperativa e FIB em Ribeira Grande

|

Estas oficinas tiveram lugar no Centro de Apoio ao Idoso de Ribeira Grande, S.Antão, nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2012, dirigidas à 17 Jovens do Centro da Juventude da Rª Grande e da Comissão Instaladora da Liga das Associações desta mesma localidade.



A oficina de Convivência Cooperativa, teve como objectivo trazer e reforçar a riqueza da Cooperação para o trabalho feito à nível das ONG´s, empresas, família e sociedade em Geral; Mostrar que todos somos importantes, cada um dando o seu contributo e que todos devem ser aproveitados e não descartados (como ensina o mundo competitivo e individualista em que vivemos).


O FIB por sua vez é um conceito de desenvolvimento social, um processo de mobilização Social baseada na compaixão; vem ensinar que tudo parte do nosso bem-estar psíquico ou psicológico, ou seja que temos de estar bem com nós próprios para que todo o resto à nossa volta possa também estar, ou dar certo; que primeiro temos de aplicar mudanças positivas e exigir de nós próprios, para depois exigir do outro – “Você precisa ser a mudança que você quer ver”.


Estas oficinas foram trabalhadas num período de dois dias, 23 e 24 de Janeiro, das 9h às 14h, através muitas dinâmicas e “jogos cooperativos”, reforçando sempre o trabalho em grupo e o sentido de Cooperação/união que devemos ter para o sucesso do nosso trabalho.

 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br