








No passado dia 23 de Agosto de 2011 foi realizado pela MAJ-SV e a VERDFAM um workshop sobre a Sexualidade Responsável na sala de estudo do CEJ-SV, dirigida pela psicóloga Maria do Carmo, para um grupo de jovens constituída maioritariamente por jovens masculinos, bastante dinâmicos, participativos e curiosos.



Foi realizado um encontro entre as OCB´s membros da Rede de Animação Social Solidária (RASSOL) na qual a Liga das Associações Juvenis de São Vicente faz parte, durante os dias 9 a 12 de Agosto na sede da Plataforma das ONG´s.




Em comemoração do dia internacional da luta contra droga, a Liga das Associações Juvenis de São Vicente promoveu duas formações de prevenção do consumo de droga nas comunidades de Salamansa durante os dias 29 e 30 de Junho, 6 e 7 de Julho no Calhau, em parceria com Centro de Juventude de São Vicente em parceria com o Núcleo Concelho do Combate a Droga de São Vicente as duas formações contou com 32 formandos 16 cada, dirigida a líderes e membros associativos.

As duas formações foram desenvolvidas pela psicóloga do Centro de Juventude de São Vicente e pelas Psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Droga, da Ribeira Bote e contou com 32 formandos 16 cada, dirigida a líderes e membros associativos.

Durante a formação os formandos realizaram trabalhos de grupos e por fim desenvolveram um projecto de prevenção do consumo de drogas nas duas comunidades que foi submetida a directora do Núcleo Concelho do Combate a Drogas de São Vicente, para financiamento do Comité de Coordenação de Combate a Droga (CCCD). Também participaram em dinâmicas adaptadas ao tema da formação, discutiram ideias, opiniões, entre outros.
Na medida em que houve muito diálogo, troca de ideias, dinamismo, entrega podemos dizer que os objectivos das formações foram alcançados. Dois grandes projectos foram desenvolvidos e a avaliação escrita e dinâmica que realizamos apontaram para bons resultados, no que toca há alguns itens como: a qualidade da formação, os temas abordados, a metodologia utilizada, postura e atitude das formadoras, a sala de formação, as dinâmicas desenvolvidas e a empatia criada durante os dias das formações e a alimentação.
No passado dia 28 de Agosto de 2011, o MAJ-SV e a Verdefam, em parceria com o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) realizaram uma Feira de Saúde, na comunidade de São Pedro, pelas onze horas, que tinha como finalidade promover a saúde sexual dos jovens, educar, sensibilizar os jovens, homens e mulheres; a comunidade em si, a terem comportamentos responsáveis e saudáveis, disponibilizar desdobráveis e preservativos femininos / masculinos.



A feira de saúde não teve uma aderência positiva da população local, houve aproximadamente 30 pessoas dos quais 16 femininos e 14 masculinos numa faixa etária de 15 à 40 anos. Houve muitas crianças no local o que atrapalhou um pouco o nosso trabalho, mas mesmo assim conseguimos alcançar o nosso objectivo e com certeza formar nessa comunidade educadores de pares capazes de divulgar as informações disponibilizadas por nós.






Esta Marcha foi realizada pelo Banco de sangue de São Vicente e o Clube 25, como todos os anos, alinhou nesta causa para sensibilizar as pessoas desta ilha para a importância da Doação, como um atco nobre, onde as pessoas podem salvar vidas que com a vida que lhes correm nas veias.
Cada vez faz parte integrante das preocupações quotidianas do Ser Humano a preservação do seu meio ambiente buscando sempre soluções para que o mesmo se mantenha de boa qualidade quer para si, quer para os seus vindouros. Só uma sensibilização, promoção e educação ambiental constituem verdadeiros estímulos potencializados de se alcançar algum sucesso na construção de um ambiente sustentável no presente e no futuro próximo ou longínquo.
A campanha de limpeza contou com a participação de 15 voluntários onde estes entregaram-se muito bem a esta causa que é a preservação do nosso meio ambiente.
Esta actividade enquadra-se dentro do projecto “Mente Sã em Corpo São vicente”.
Essa actividade enquadra-se no plano de actividades desses três organismos, com o objectivo de cultivar uma cultura pela paz na sociedade Mindelense. Sugerimos uma marcha nocturna, uma vez que, actualmente a sociedade Mindelense, encontra-se um pouco reservada em sair a noite devido a violência, essa marcha vem chamar a atenção aos mindelenses, que não devemos nos acomodar perante essa situação, mas sim unir esforços e lutar pela paz nocturna na nossa sociedade.
Por último podemos dizer que os objectivos foram alcançados e agradecemos a sociedade civil, as associações, os voluntários que se juntaram a nós e que abraçaram esta causa nobre.
Cada vez faz parte integrante das preocupações quotidianas do Ser Humano a preservação do seu meio ambiente buscando sempre soluções para que o mesmo se mantenha de boa qualidade quer para si, quer para os seus vindouros. Só uma sensibilização, promoção e educação ambiental constituem verdadeiros estímulos potencializados de se alcançar algum sucesso na construção de um ambiente sustentável no presente e no futuro próximo ou longínquo.
A pintura contou com a participação de 25 voluntários e membros de associações, onde estes entregaram-se plenamente nesta causa.
Esta formação teve como objectivo proporcionar a aquisição de competências básicas indispensáveis ao exercício de funções der animação de grupos e reconhecer a importância da educação não formal como abordagem educativa no âmbito da animação.
Seis dos formandos inscritos neste encontro, irão ter a oportunidade de participar numa outra formação que irá decorrer na Galiza (Espanha), sobre a temática “Animadores de Tempos Livres”, de 14 de Junho a 15 de Agosto.
Foram entregue os certificados no dia 28 de Maio aos formandos. Os certificados foram entregues pelo Coordenador do Centro de Juventude de São Vicente, pela Vice-Presidente da Lajuv-sv, pela Psicóloga do Cej-sv e pela representante da Cooperativa (ECOS).©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB