Atelier sobre as Periferias da Cultura

|

No dia 19 de Janeiro de 2011 realizou-se no MEIA, um debate sobre as Periferias da Cultura, que teve como convidados: César Schofield, Silvino Benetti e Helmer Fortes.

No início foi apresentado um vídeo sobre a manifestação do Hip Hop na Cidade da Praia, com depoimento de alguns jovens que vivem esta cultura, por César Schofield. O mesmo concluiu que é preciso inverter a visão negativa que se tem da cidade, que não existem projectos e acções que não sejam possíveis na cidade e que a arte e a cultura têm um papel primordial no desenvolvimento da mesma e concluindo que a cidade.

Após a visualização do filme foram lançadas algumas perguntas aos convidados.
O debate estendeu-se ao público, onde muitos deram o seu testemunho e falaram de experiências provenientes de trabalhos realizados nas periferias de São Vicente. Foram postas algumas questões nas quais se baseou o debate: - Qual a relação entre o carnaval e o hip hop? Qual o elo de ligação entre o Centro e a periferia? Através de que acções a cultura é representada na periferia? Quem apoia na realização de projectos?

Falou-se também do teatro como alternativa para a integração, união e desenvolvimento de crianças e jovens na periferia; na necessidade de propor soluções para resolução de problemas da nossa sociedade; que há necessidade de uma aproximação entre a periferia e o centro.
O Debate teve início às 18H e terminou por volta das 20:15 do mesmo dia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br