


No passado dia 23 de Agosto de 2011 foi realizado pela MAJ-SV e a VERDFAM um workshop sobre a Sexualidade Responsável na sala de estudo do CEJ-SV, dirigida pela psicóloga Maria do Carmo, para um grupo de jovens constituída maioritariamente por jovens masculinos, bastante dinâmicos, participativos e curiosos.
Foi realizado um encontro entre as OCB´s membros da Rede de Animação Social Solidária (RASSOL) na qual a Liga das Associações Juvenis de São Vicente faz parte, durante os dias 9 a 12 de Agosto na sede da Plataforma das ONG´s.
Em comemoração do dia internacional da luta contra droga, a Liga das Associações Juvenis de São Vicente promoveu duas formações de prevenção do consumo de droga nas comunidades de Salamansa durante os dias 29 e 30 de Junho, 6 e 7 de Julho no Calhau, em parceria com Centro de Juventude de São Vicente em parceria com o Núcleo Concelho do Combate a Droga de São Vicente as duas formações contou com 32 formandos 16 cada, dirigida a líderes e membros associativos.
As duas formações foram desenvolvidas pela psicóloga do Centro de Juventude de São Vicente e pelas Psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Droga, da Ribeira Bote e contou com 32 formandos 16 cada, dirigida a líderes e membros associativos.
Durante a formação os formandos realizaram trabalhos de grupos e por fim desenvolveram um projecto de prevenção do consumo de drogas nas duas comunidades que foi submetida a directora do Núcleo Concelho do Combate a Drogas de São Vicente, para financiamento do Comité de Coordenação de Combate a Droga (CCCD). Também participaram em dinâmicas adaptadas ao tema da formação, discutiram ideias, opiniões, entre outros.
No passado dia 28 de Agosto de 2011, o MAJ-SV e a Verdefam, em parceria com o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) realizaram uma Feira de Saúde, na comunidade de São Pedro, pelas onze horas, que tinha como finalidade promover a saúde sexual dos jovens, educar, sensibilizar os jovens, homens e mulheres; a comunidade em si, a terem comportamentos responsáveis e saudáveis, disponibilizar desdobráveis e preservativos femininos / masculinos.
A feira de saúde não teve uma aderência positiva da população local, houve aproximadamente 30 pessoas dos quais 16 femininos e 14 masculinos numa faixa etária de 15 à 40 anos. Houve muitas crianças no local o que atrapalhou um pouco o nosso trabalho, mas mesmo assim conseguimos alcançar o nosso objectivo e com certeza formar nessa comunidade educadores de pares capazes de divulgar as informações disponibilizadas por nós.
©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB