Mensagem do Presidente da Direcção da LAJUV-SV

|

Bem-vindo à nossa Família!

Estamos a viver um momento dificilmente comparado a outro na história da sociedade Cabo-verdiana. Encontramo-nos em um processo de alterações no campo social, económico e familiar que exige urgentemente repensar os modelos da nossa sociedade.

A amplitude dos riscos e diferenças que os jovens enfrentam hoje, moldam as dificuldades e oportunidades na busca de emprego, somado às crescentes exigências e instabilidade do mercado de trabalho. Daí, nasce a necessidade de união dos jovens para minimizar ou enfrentar estes riscos.

O Associativismo Juvenil está a assumir um crescente papel na sociedade Cabo-verdiana, afirmando-se pelo generoso e construtivo contributo dos jovens que no dia-a-dia trabalham em prol das comunidades onde vivem, em áreas como o apoio social, ambiental, cultural, lazer, saúde, desporto e acções recreativas.

As associações juvenis têm mostrado ser um espaço de Democracia Participativa, promovendo a participação e consciência social dos jovens. O associativismo juvenil é um espaço de aprendizagem não formal, veículo de solidariedade e responsabilidade comuns, onde os jovens constroem parte importante da sua identidade, fazendo do mesmo, escola de cidadania.

A nossa sociedade tem apelado cada vez mais pelo envolvimento dos cidadãos, sendo os jovens já actores sociais do presente e herdeiros do Cabo Verde que hoje construímos. É importante e estratégico para o País reforçar uma Política de Juventude que promova um maior envolvimento dos jovens, disponibilizando-lhes instrumentos de capacitação de modo a facilitar a sua participação cívica.

É essencial apostarmos no associativismo juvenil enquanto parceiro privilegiado na busca de soluções.

Se 2010 está sendo o ano da congregação das Associações Juvenis, acredito que 2011 será o ano de AFIRMAÇÃO do Associativismo Juvenil.

Saudações associativas
Helmer Fortes – Presidente da Direcção da LAJUV-SV

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br