Workshop de Capacitação do Estudante

|

Quando o trabalho técnico-científico é requerido no âmbito escolar, o estudante, muitas vezes, sente-se perdido e algo frustrado. Uma das razões para isso é a falta das bases fornecidas pela disciplina de Metodologias de Estudos Científicos e uma outra poderá ser a velha e simples preguiça mental. Com enfoque na primeira razão, o Workshop de Capacitação do Estudante tem como intuito o de munir o estudante com as ferramentas necessárias para elaborar um artigo científico e expô-la oralmente.

Começando com a pesquisa da informação (tanto nas Bibliotecas como na Internet) para a recolha do material necessário. Como procurar? Onde procurar? Estas são algumas das questões que se pretende responder. Na posse dessas informações é necessário saber resumi-las usando-se técnicas para que se possa ter uma compreensão mais profunda do assunto.

O Workshop pretende demonstrar ao Estudante que um relatório técnico-científico não se resume somente à Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, mas sim que é um todo onde não se pode descurar a capa, o tamanho da fonte, o espaçamento, etc., ou seja, a mancha gráfica. E que, trabalho finalizado, é preciso saber identificar as referências bibliográficas de forma correcta, fazendo uso das Normas para Referências Bibliográficas.

Porque a maioria dos artigos científicos escolares são feitos em grupo, o Workshop abordará a melhor forma de tirar partido dessa situação, fornecendo as técnicas para trabalhar em grupo.

Para a apresentação dos resultados do trabalho técnico-científico faz-se, habitualmente, o uso da retórica. O Workshop pretende fornecer as técnicas para a exposição oral das informações numa sala de aulas.

Para finalizar, o Estudante é convidado a descobrir o seu estilo de aprendizagem, as preferências e estilos para que possa fazer uma melhor gestão do seu tempo de estudo.










DADOS

Nome da Formação: Workshop de Capacitação do Estudante
Facilitador: Odair Varela (Discente de Ciências de Comunicação - Universidade Lusófona)
Data: Março de 2009
Entidade Promotora: LAJUV-SV
Parceiro: CEJ-SV
Benificiário: 20 Estudantes

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Liga das Associações Juvenis de São Vicente | Template Blue by TNB

BlogBlogs.Com.Br